quinta-feira, 15 de maio de 2008

Oque é um BSD e Oque é um UNIX de verdade

Quantas e quantas vezes vc ja ouviu falar de BSD
As vezes vc nem sabe oque é isso néh rs
mais hj aqui no BT Hacker vc ira conhecer realmente oque é isso!!!



BSD significa Distribuição do Sistema de Berkeley. É o nome da distribuição de códigos fonte proveniente da Universidade da Califórnia, Berkeley, as quais foram originalmente extensões para o sistema operacional UNIX do departamento de Pesquisas da AT&T. Vários projetos de sistemas operacionais de código aberto são baseados em uma distribuição desse código fonte, conhecido como 4.4BSD-Lite. Em adição, tais sistemas constituem-se de várias porções de outros projetos de Código Aberto, incluindo o notável projeto GNU. A constituição total do sistema operacional inclui:

O kernel BSD, que cuida do agendamento de processos, gerenciamento de memória, multi-processamento simétrico (SMP), dispositivos de controle, etc.

Ao contrário do kernel do Linux, existem vários kernels distintos de sistemas BSD com diferentes características e recursos.

A biblioteca C, a API base do sistema.

A biblioteca C do BSD é baseada em código proveniente de Berkeley, e não do projeto GNU.

Programas utilitários como shells, utilitários de manuseio de arquivos, compiladores, linkadores.

Alguns desses programas são derivados do projeto GNU, outros não.

O sistema X Window, que provê uma interface gráfica.

O sistema X Window usado na maioria das versões do BSD é mantido por um projeto separado, o Projeto XFree86. Trata-se do mesmo código usado por sistemas Linux. O BSD normalmente não especifica nenhum desktop gráfico como o GNOME ou o KDE,contudo, tais ambientes estão sempre disponíveis.

Muitos outros programas e utilitárioss.


2°Oque é um UNIX de verdade?

Os sistemas operacionais BSD não são clones, mas sim, código livre derivado diretamente do sistema operacional UNIX da AT&T, que também é o ancestral dos modernos UNIX System V. Talvez isso lhe surpreenda. Como pode ser isso, se a AT&T nunca disponibilizou seus fontes como código aberto?

É verdade que o UNIX da AT&T não é Open Source, e do ponto de vista da licença de direitos legais, o BSD definitivamente não é UNIX, mas por outro lado, a AT&T importou muito código de outros projetos, especialmente do Grupo de Pesquisas de Ciências Computacionais da Universidade da Califórnia, em Berkeley, CA. Desde 1976 o CSRG lançava fitas magnéticas com cópias de seu software, o qual era chamado de Distribuição do Software de Berkeley ou BSD.

As versões iniciais do BSD consistiam-se fundamentalmente de programas à nível de usuário, mas essa realidade mudou dramaticamente assim que o CSRG fechou um contrato com a Agência de Pesquisas e Projetos de Avançados de Defesa (a DARPA) para atualizar os protocolos de comunicação que eram usados em sua rede, a ARPANET. Os novos protocolos passaram a ser conhecidos como Protocolos de Internet, e mais tarde como TCP/IP se tornando os mais importantes protocolos de todos os tempos. A primeira implementação amplamente distribuída desses protocolos eram parte do 4.2BSD, em 1982.

Ao longo da década de 80, várias empresas que produziam estações de trabalho começaram a se espalhar. Muitas delas preferiam licenciar o UNIX ao invés de desenvolverem sistemas operacionais por si mesmas. A Sun Microsystems em particular, licenciou o UNIX e implementou uma versão do 4.2BSD, a qual eles chamaram de SunOS. Quando a AT&T se deu permissão para vender o UNIX comercialmente, começaram a desenvolver uma implementação ``na unha'' chamada de System III, que seria rapidamente sucedida pelo System V. A base do código do System V não incluia o suporte a networking, então todas as implementações passaram a incluir software adicional do BSD, incluindo o TCP/IP, e também programas utilitários como o interpretador de linha de comandos csh e o editor vi. Em sua coletividade, estas aprimorações foram conhecidas como Extensões de Berkeley.

As fitas magnéticas do BSD continham código fonte da AT&T e por isso precisavam de uma licença de fontes do UNIX. Por volta de 1990, os fundos do CSRG estavam acabando. Alguns membros do grupo decidiram lançar o código BSD, que era Open Source, sem o código proprietário da AT&T. Finalmente isso aconteceu com o Networking Tape 2, normalmente conhecido como Net/2. O Net/2 não era um sistema operacional completo: aproximadamente 20% do código do kernel estava faltando. Um dos membros do CSRG, William F. Jolitz, escreveu o código que faltava e o lançou em 1992, como o 386BSD. Ao mesmo tempo, um outro grupo de membros do extinto CSRG formou uma empresa comercial chamada de Berkeley Software Design Inc. e lançou uma versão beta de seu sistema operacional, chamada de BSD/386, baseado nos mesmos fontes. Depois o nome do sistema operacional mudou para BSD/OS.

O 386BSD nunca se tornou um sistema operacional estável. Ao invés disso, outros dois projetos nasceram à partir dele, em 1993: O NetBSD e o FreeBSD. Originalmente os dois projetos divergiram devido à diferenças quanto à paciência na espera de novas melhorias no 386BSD: o pessoal do NetBSD começou o projeto no início do ano, e a primeira versão do FreeBSD não ficou pronta até o final do ano. No meio tempo, a base do código se modificou o suficiente para tornar difícil uma união. Em adição, os projetos tinham objetivos diferentes, como veremos a seguir. Em 1996, um projeto posterior, o OpenBSD, originou-se à partir do NetBSD.

3°Por quê BSD não é mais conhecido?

Por algumas razões, o BSD é relativamente desconhecido:

Os desenvolvedores do BSD estão frequentemente mais interessados em aprimorar seu código do que fazer propaganda dele.

A maior parte da popularidade do Linux se deve a fatores externos ao projeto Linux, como a imprensa, e companias criadas para oferecer serviços em Linux. Até recentemente, os BSDs open source não contavam com tais proponentes.

Os desenvolvedores BSD tendem a ser mais experientes do que desenvolvedores Linux, e tem menos interesse em tornar o sistema fácil de utilizar. Novatos tendem a se sentir mais confortáveis com Linux.

Em 1992, a AT&T processou a BSDI, vendedora do BSD/386, alegando que o produto continha código proprietário da AT&T. O caso foi resolvido na corte, em 1994, mas os aspectos da litiginação continuam perseguindo as pessoas. Em Março de 2000 um artigo publicado na rede afirmou que o caso havia sido resolvido recentemente.

Um detalhe que o processo judicial carificou foi sobre a denominação: nos anos 80, os BSD eram conhecidos como BSD UNIX. Com a eliminação do último vestígio de código da AT&T no BSD, ele também perdeu o direito de ser chamado de UNIX. Contudo ainda podem ser vistas referências em títulos de livros como the 4.3BSD UNIX operating system e the 4.4BSD operating system.

Existe uma idéia que os projetos BSD sejam fragmentados e beligerantes. O Wall Street Journal falou de balkanização nos projetos BSD. Assim como o processo judicial, essas idéias se baseiam fundamentalmente em história antiga.

Um comentário:

Kayo Krystones disse...

olá amigo, seu post foi muito util para mim obrigado, uns dos melhores conteudos ja visto.

parabens.