quinta-feira, 15 de maio de 2008

O que é um sniffer?


Certamente que todos já ouviram falar em sniffers de rede… Mas afinal o que é isto?

O que é um sniffer?

Um sniffer não é nada mais nem menos que uma aplicação (também pode ser hardware) que analisa e monitoriza todo o tráfego que passa num segmento da nossa rede. Pode ser usado por Hackers para “capturar/roubar” dados importantes pois no meio dos pacotes capturados podem estar passwords e outros dados pessoais de um determinado utilizador mas, é também uma ferramenta de eleição usada por quase todos os administradores de redes, pois permite detectar e posteriormente resolver muito problemas que por vezes acontecem numa determinada rede.


Com um sniffer, podemos monitorizar o acesso a determinados serviços de rede como por exemplo e-mail, acesso remoto (telnet, rlogin), transferência de ficheiros (FTP), etc. Permite-nos ainda identificar a existem de tráfego anormal na nossa rede. Um exemplo vulgar, é alguém mal intencionado andar pela nossa rede à procura de dados, como por exemplo passwords, para mais tarde poder usar. Imaginem que os dados que passam na nossa rede não estão criptografados? Óptimo para o hacker !!!

Os sniffers mais conhecidos para sistemas Linux são o tcpdump, ethereal. Para Windows também existe o ethereal, ou winshark que foi concebido pelos mesmos autores do ethereal. Se fizerem uma pesquisa no Google irão encontrar muitas referências a sniffers. Aqui têm uma lista com alguns deles. O processo de “sniffing” está associado a uma ou mais interfaces de rede de um determinado computador.

Nenhum comentário: