Os fãs da Apple que morriam de inveja da Surface, a mesa multitoque da Microsoft, podem ficar um pouco mais tranqüilos. Em uma feira de ciências ocorrida em Utah, Estados Unidos, um adolescente mostrou uma mesa multitoque rodando o sistema operacional Mac OS X.
O produto não é da Apple, mas prova que é possível usar tecnologia da empresa para esse fim. O estudante Bridger Maxwell, de apenas 17 anos, é o autor da façanha. A mesa é apenas um projeto de ciências, mas chamou a atenção de muita gente.
De acordo com o site TG Daily, a mesa possui tecnologia similar à utilizada para o funcionamento da Surface. É formada por 28 LEDs comprados no site eBay, uma peça de acrílico de US$ 30, um tela LCD, uma câmera de infravermelho e um Mac. Tudo montado por Maxwell, desde a parte física até o desenvolvimento do software. Todo o código gerado para o projeto é aberto e está disponível aos interessados.
A mesa ainda não possui todas as funcionalidades da mesa da Microsoft. Por enquanto, apenas navega por um arquivo de histórias em quadrinhos, mas já reconhece todos os gestos multitoque. A mesa acessa a base de dados do XKCD comics, gibis sob a licença Creative Commons.
Segundo o site Engadget, a mesa também faz uso do Core Animation, presente no sistema Mac OS X. O Core Animation é um arquivo de códigos que permite aos programadores criar animações complexas configurando keyframes, enquanto o arquivo faz o trabalho pesado, calculando os movimentos e animações dos objetos. O estudante não deu nenhuma declaração a respeito de lançamento ou preço, mas o aparelho pode ser conferido no site de Bridger, multitouch.fieryferret.com.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário